segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Construtores e Construções (1 Co 3.14-17)



Nós somos uma construção  de Deus.  Mas ao mesmo tempo, também somos construtores.  Colaboradores com Deus na sua construção.
Existem na obra de Deus existe  3 tipos de construtor, 3 tipos de construções, e 3 resultados.
Vejamos:
O Construtor  Espiritual: sua obra Permanece, com Galardão
Muitos materiais são possíveis na construção. . . , mas todos terão que passar pelo fogo da aprovação divina. O “fogo” divino, uma figura que significa o olhar refinador, que queima tudo que não presta, tudo feito na carne, por egoísmo, interesse próprio, desaparecerá.   
A. Haverá um dia de inspeção das nossas obras. “
Manifesta se tornará A OBRA de cada um; pois o Dia a demonstrará, porque está sendo revelada pelo fogo; e qual seja a obra de cada um o próprio fogo o provará. 
—Porque importa que todos nós compareçamos perante o tribunal de Cristo para que cada um receba segundo o bem ou o mal que tiver feito por meio do corpo. ( 2 Co 5.10)
—Tu, porém, por que julgas a teu irmão? E tu, por que desprezas o teu? Pois todos compareceremos perante o tribunal de Cristo. . . . Assim, pois, cada um de nós dará contas de si mesmo a Deus.  Não nos julguemos mais uns aos outros . . .  (Rm 14.10)
B.  A Inspeção será da Durabilidade das Obras
Se permanecer a obra de alguém que sobre o fundamento edificou, esse receberá galardão. Não é quem faz mais!  A prova é durabilidade.  Permanência.  Só permanecem as obras feitas em nome de Cristo, permanecendo nEle, Para Ele.  Na força dEle
_Porquanto aquele que vos der de beber um copo de água, em meu nome, porque sois de Cristo, em verdade vos digo que de modo algum perderá o seu galardão.  (Mc 9.41)  
Sede firmes, inabaláveis, sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que, no Senhor, o vosso trabalho não é vão. (1 Co 15.58)
 C.  A Inspeção será da Fidelidade do Obreiro
Fidelidade = excelência!  Não dons. Não quantos ministérios, quantas pessoas, mas fidelidade. 
D.  A Inspeção será da Motivação do Obreiro
Por que você faz o que faz?  Para ganhar Pontos com os lideres? Por  Aparência? Para ganhar Aplauso de outros? Por que te dá prazer trabalhar para Cristo?
O maior prêmio será o louvor recebido do nosso Pai.

“então cada um receberá o seu louvor da parte de Deus!” ( M5 25.21,23) 

 O dia em que nosso Pai vem inspecionar nosso trabalho está chegando.  Como vai a sua obra?  Você  Receberá o louvor dEle? “Filho, muito obrigado.  Você realmente caprichou no meu prédio.  Muito bom filho bom e fiel.  Você realmente me agradou.  Tenho orgulho de você.” 
E então devolveremos  para Ele os nossos galardões, nossas coroas, nosso louvor! “Pai, foi o Senhor!  Foi por causa do Senhor!  O Senhor nos capacitou!  O Senhor preparou as obras!”  

O construtor Carnal: Sua obra Desaparece, mas continua com a Salvação 
“se a obra de alguém se queimar, sofrerá ele dano; mas esse mesmo será salvo, todavia, como que através do fogo.”   
O fogo queimará tudo que não presta para eternidade.
O que constitui material perecível na construção cristã?  (Para começar, podemos pensar nos pecados alistados em 1 Coríntios: Divisão.  Competição.  Comparação.   Má vontade.  Indiferença.  Trabalho de qualquer jeito.  Trabalho para homens e não para Deus.  Desejo por aplauso e reconhecimento, e birra quando não recebe.  Conflitos com os colaboradores.  Imoralidade. Fofoca.  Parcialidade.  Discriminação.  Egoísmo.  Em vez de colaborar na construção, tudo isso racha as paredes da igreja. Mina o alicerce.  Divide a casa.  Será tudo queimado.) 

A premiação das obras não afeta a salvação. 
Salvação é pela graça.  Premiação é pelas obras.  Pois vocês são salvos pela graça, por meio da fé, e isto não vem de vocês, é dom de Deus; não por obras, para que ninguém se glorie.  Porque somos criação de Deus realizada em Cristo Jesus para fazermos boas obras, as quais Deus preparou antes para nós as praticarmos.  (Ef. 2:8-10) 

Podemos nos desqualificar dos prêmios, mesmo depois de muito serviço
_ “ Não sabeis vós que os que correm no estádio, todos, na verdade correm mas só um leva o premio? Correi de tal maneira que o alcanceis. E todo aquele que luta de tudo se abstém; eles o fazem para alcançar uma coroa corruptível; nós, porém, uma incorruptível.
26 Pois eu assim corro, não como a coisa incerta; assim combato, não como batendo no ar. Antes subjugo o meu corpo, e o reduzo à servidão, para que, pregando aos outros, eu mesmo não venha de alguma maneira a ficar reprovado. (1 Co 9.24-27)  
     III.     O Construtor Natural:  Destruição que leva à Perdição
A.      A Igreja Local é um Santuário de Deus, Habitação do Espírito
_“...o santuário de Deus, que sois vós, é sagrado.” (I Co 3:17)
“santuário” = a parte central do Templo, onde a presença do Senhor habitava no VT. 
“é sagrado” = separado, protegido, de uso particular, especial de Deus.  Ninguém mexe! A igreja local é preciosa para Jesus!  É santo—separado, intocável.  Não se mexa com a igreja! É o menino dos olhos de Deus! 
O Espírito Santo habita em (entre) nós . . . (1 Co 12.13)—o Batismo no Espírito Santo (Jesus nos batiza, nos colocando dentro da esfera do Espírito, e o Espírito em nós.   

           B. Deus ameaça destruição para aqueles que destroem a igreja local. 
1.  “Se alguém destruir o santuário de Deus” “destruir” =  corromper.  No contexto do livro, significa provocar divisões.  Trabalhar contra o Espírito Santo.  Fazer a obra do diabo.  Como pessoas podem “corrompem” o santuário de Deus (a igreja local)?            
a) Perseguição “Saulo, respirando inda ameaças e morte contra os discípulos do Senhor . . . “(At 9.1)            
b) Fofoca
c) Divisão
d) Sedução “não somente ensina, mas ainda seduza os meus servos a praticarem a prostituição e a comerem cousas sacrificadas aos ídolos” (Jezabel, Ap 2.20) -imoralidade e idolatria= conduzir outras pessoas para o mal: jovens convencendo outros a irem para baile, etc . . . namoro impuro . . .  Revelou-se como sendo do diabo, cujo propósito é destruir a igreja.  Alguns perdem seu galardão por não construírem de forma adequada; outros serão disciplinados por fazer corpo mole, etc.  Mas aqueles que ativamente destroem a igreja local serão eternamente destruídos por Deus. 
Alerta: Alguns dos crentes carnais estavam se comportando como o homem natural, pagão, não cristão.  Perigo!  Haverá disciplina!  Mas esse texto parece advertir contra algo mais sério.  Pessoas no meio da igreja que haviam se infiltrado a igreja, mas que não conheciam ao Senhor.  Não é uma brincadeira resistir a Deus na igreja local!2.      Fofoca; crítica; ausência; inatividade; falta de cooperação destroem a obra de Deus e serão castigados 
Existem 3 padrões de construção no santuário de Deus:
1)    Cuidado como você investe em pessoas.  Passará eternidade com elas, qualidade vale tudo
2)  Cuidado com a maneira pela qual você trabalha!  Os resultados serão vistos por toda a eternidade, Cristo é o único fundamento.
3) Cuidado como você constrói! A casa que você constrói será sua, seremos premiados conforme nossas obras.
Deus abençoe a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário