terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

O que tem entrado em sua casa?



Atualmente vemos problemas que têm entrado sutilmente na nossa casa e têm corroído  nossa família, estas coisas, adentram os lares e, sem que as pessoas percebam, são assoladas violentamente. 
Para que Faraó liberasse os israelitas Deus permitiu que algumas pragas atingissem os egípcios porem  Na casa do povo de Deus  Essas pragas  não entraram:
Trazendo este texto para os nossos dias podemos evitar que pragas semelhantes entre em nossas casas e destruam a santidade do nosso lar, o amor dos nosso filhos, maridos esposas e entes queridos.
Vejamos:

Êxodo 8.21-23
Porque se não deixares ir o meu povo., eis que enviarei enxames de moscas sobre ti, e sobre os teus servos, e sobre o teu povo, e nas tuas casas; e as casas dos egípcios se encherão destes enxames, bem como a terra em que eles estiverem. Mas naquele dia separarei a terra de Gósem em que o meu povo habita, a fim de que nela não haja enxames de moscas, para que saibas que eu sou o Senhor no meio desta terra.
 MOSCAS = incômodo:
Coisas pequeninas que causam transtorno com seus zumbidos, vôos rasante, seu pouso  sempre em locais indevidos como nos alimentos. Etc...
Muitas vezes o problema familiar começa com um mosquitinho, algo pequeno e relevante, Muitos casamentos se desfazem por coisas tão minúsculas que poderiam ser relevadas.
Hoje em dia, um dos grandes problemas encontrados nos lares é o comodismo diante das circunstâncias que envolvem os familiares. Todos os grandes problemas enfrentados por uma casa começam pequenos, mas, como numa bola de neve, quanto mais o tempo vai passando e nada se resolve, ele tende a crescer e se transformar em uma grande praga que nos atormentar e atormentam os nossos, Brigas enormes começam por coisas insignificantes. É que as pequenas coisas são apenas pretextos para uma hostilidade já instalada na relação.
Por exemplo as pequenas irritações  que vão se acumulando ate serem grandes demais se algo lhe chateou ponha para fora  Expresse  os seus sentimentos. As pessoas que deixam as coisas presas por dentro são candidatas a todos os tipos de males. Pare com as cenas dramáticas. Você é humano,  às vezes por mais feliz e bem estruturado que seja o lar haverá discordâncias, Aprenda a pôr tudo para fora, rápido. Nunca pense em desistir
do casamento por ainda estar fraco na área da comunicação. As pessoas que ficam buscando um relacionamento perfeito "sem brigas" caminham para um desapontamento real.
o importante é nunca ir dormir um de costas para o outro. Pegue a vareta do humor Ria do quanto ambos estão sendo ridículos.
Vamos a outra praga

     Êxodo 9.3-7

     Eis que a mão do SENHOR será sobre teu gado, que está no campo, sobre os cavalos, sobre    os jumentos, sobre os camelos, sobre os bois, e sobre as ovelhas, com pestilência gravíssima.
    PERCA do GADO =  perdas materiais, desperdício:
Em muitos lares a pobreza tem entrado pela porta da dívida e do desperdício. Não há um planejamento para o futuro nem se junta economias e um dia a pobreza vem.
Um dos problemas de qualquer casamento passa pelas questões relacionadas com o dinheiro. Se os casais não são capazes de se entender nas questões básicas de dinheiro, e na forma de o controlar, isso pode tornar-se uma fonte de conflito dentro do casamento. Muitas vezes a falta de dinheiro num casamento faz com que o que era um mar de rosas se transforme num verdadeiro caos.  As pessoas são diferentes e o jeito com que cada um lida com dinheiro também é. Dentro de um casal, um precisa respeitar a maneira do outro e juntos encontrar uma forma que seja boa para os dois. É preciso um jogo aberto, para que o casal consiga construir riqueza por vontade de ambos, não por realização de um em detrimento da vontade do outro É preciso poupar sim, mas não tudo, afinal dinheiro foi feito para gastar. Para ganhá-lo nós perdemos tempo em que poderíamos estar com as pessoas que amamos, por isso ele deve nos trazer prazer, e poucos sentem prazer em guardar tudo. No entanto, é preciso gastar com inteligência e consciência, porque dinheiro não traz felicidade, mas permite que a gente tenha maior liberdade para escolher fazer apenas o que quer, e isso sim nos faz feliz Não importa sua condição, creio que Deus pode prosperar sua vida. Mesmo que seja pobre, não aceite perdas materiais nem desperdício. Cuidado com dívidas! Não gaste mais do que pode pagar.
Êxodo 9.22-26

Então disse o SENHOR a Moisés: Estende a tua mão para o céu, e haverá saraiva em toda a terra do Egito, sobre os homens e sobre o gado, e sobre toda a erva do campo, na terra do Egito.
E Moisés estendeu a sua vara para o céu, e o SENHOR deu trovões e saraiva, e fogo corria pela terra; e o SENHOR fez chover saraiva sobre a terra do Egito.
E havia saraiva, e fogo misturado entre a saraiva, tão grave, qual nunca houve em toda a terra do Egito desde que veio a ser uma nação.
E a saraiva feriu, em toda a terra do Egito, tudo quanto havia no campo, desde os homens até aos animais; também a saraiva feriu toda a erva do campo, e quebrou todas as árvores do campo.
Somente na terra de Gósen, onde estavam os filhos de Israel, não havia saraiva.
 
CHUVA DE PEDRAS = agressão, frieza X hostilidade:
As pedras significam afrontas, frieza e brigas que não podem entrar no lar do servo de Deus.
 Uma reclamação constante das mulheres é a falta de atenção e carinho dos maridos. Além da Internet existem outros rivais: o futebol, o jornal, a TV, os amigos, a cerveja, a família dele, etc. Na realidade, porém, o problema é outro. Quando o relacionamento conjugal não está bem, cada um procura compensações prazerosas em atividades isoladas do outro. È uma forma de evitar contato e as conseqüências negativas da aproximação.
Se todas as vezes que me aproximo de alguém há um desencadeamento de hostilidades, de brigas, de palavras rudes, de competição, imperceptivelmente vou-me distanciando dessa pessoa para evitar o conflito.
o que leva um marido a se distanciar da mulher ou vice-versa, se no início do relacionamento eles sentiam tanto prazer em estarem juntos? O que nos aproxima ou nos afasta de alguém são os sentimentos que acontecem naquela relação. Se ao nos aproximarmos do outro sentirmos constantemente culpa, medo, ansiedade ou outros sentimentos negativos, o desejo de estar perto vai-se enfraquecendo. Ao contrário, adoramos estar com pessoas com as quais sentimos alegria, paz, relaxamento e ânimo. Existem alguns mecanismos que produzem sentimentos negativos no casal. Por exemplo controle e posse do outro geram o ciúme doentio , a crítica. Apontando o ponto fraco e defeitos do outro  gera um a defensiva. Ao se sentir atacada, a pessoa se defende, se justifica e contra-ataca. Estão criadas as brigas, o conflito e a culpa mútua. Agravando o problema ao invés de resolvê-los. A capacidade reflexiva, o querer mudar, o aprendizado com os erros mútuos desaparecem e fica apenas o ressentimento. E o pior de todos os mecanismos é o desprezo. O desprezo ao outro tem a intenção de agredir psicologicamente o parceiro. Com palavras ou então com o silêncio (há casais que passam horas ou dias sem conversar com o outro) ou com a linguagem corporal (deixar o outro falando sozinho, sair sem se despedir, não atender ao telefone do parceiro, etc) Você está ferroando a principal ferida emocional do outro: o medo do abandono.
Quando o desprezo passa a dominar uma relação o casal se esquece completamente às qualidades do parceiro. Esta perda de admiração leva à perda de respeito pelo outro e que se traduz em insultos, xingamentos, palavras ofensivas à moral do outro, zombarias. Tudo isso provoca o bloqueio da comunicação, do diálogo e leva ao afastamento um do outro, embora morando na mesma casa. Esse afastamento vai desde cada um se dedicar longo tempo ao prazer individual até a separação das camas e esfriamento sexual. È necessário quebrar esses círculos viciosos.

Êxodo 10.21-23

Então disse o SENHOR a Moisés: Estende a tua mão para o céu, e virão trevas sobre a terra do Egito, trevas que se apalpem.
E Moisés estendeu a sua mão para o céu, e houve trevas espessas em toda a terra do Egito por três dias.
Não viu um ao outro, e ninguém se levantou do seu lugar por três dias; mas todos os filhos de Israel tinham luz em suas habitações.

TREVAS = cegueira, desprezo:
Isso significa falta de comunicação, de olhar no olho da pessoa com amor
"os olhos são o espelho da alma". A riqueza do amor  das pessoas deve  estar refletidas na amplitude dos sentimentos visíveis em seus olhos. Podemos afirmar que os olhos são as janelas do corpo, uma vez que eles revelam o sentimento interior. Mas, como todas as janelas, eles podem estar fechados ou abertos. 
As janelas abertas podemos enxergar dentro da pessoa podemos praticamente sentir o que elas sentem ver quando algo esta errado. Já nas janelas fechadas, O olhar vazio nos dá a impressão de que "não há ninguém lá". O olhar distante indica que a pessoa está ausente, em outro lugar.  Pensando em outra coisa
Existe uma cegueira chamada: cegueira espiritual, esta sim pode nos destruir, e ela é com certeza muito pior do que qualquer tipo de cegueira.
vezes nos tornamos cegos diante de situações em nossas vidas. Até começamos bem, mas com o passar do tempo e com o aumento das lutas vamos perdendo a visão espiritual e muitas vezes ficamos cegos não enxergando soluções e direções para nossas vidas.
Quando estamos cegos, abrimos mãos de coisas que para nós foram valiosas em outros tempos: casamento, família, filhos, sonhos e até mesmo a própria fé. Não abra mão disso!
Algo que contribui para a cegueira conjugal é a pressa, Na vida conjugal quanto mais se corre, menos se consegue ver o outro, os sentimentos do outro, as necessidades do outro; quanto mais se corre, menos se consegue ver o que torna o casamento feliz.
Por causa de uma vida agitada, frenética e acelerada muitos casais perdem a capacidade de enxergar-se com os olhos do coração.
Todas às vezes que sondamos o coração do nosso cônjuge, que buscamos enxergar as profundezas de seu interior emocional, que nos preocupamos em ver o que está por trás da lágrima derramada, do sorriso pálido, do rosto triste, todas às vezes que nos olhamos com os olhos do coração vivemos um real e autêntico encontro.
Muitas situações surgirão para minar esses momentos satisfatórios de encontro. Pode ser o fator tempo, ou o trabalho, ou o lazer, ou até mesmo a criação dos filhos. Embora estas situações sejam naturais na vida, mas elas precisam ser conduzidas adequadamente dentro de uma atmosfera de encontro.
Não me refiro aos encontros superficiais das horas de  refeições, ou na cama ao dormir ou nos momentos íntimos, nem muito menos em público, compromissos sociais, lazer. Estes momentos de encontros são importantes, mas não são tudo; falo do encontro do coração. Enxergar o Cônjuge com os Olhos do Coração Produzirá Mudança de Posição
Esta mudança de posição e uma lei conjugal à qual todos os casais da Terra estão submetidos: quando vemos de verdade o nosso cônjuge mudamos de posição. Eu não estou me referindo aqui a mudança de personalidade. Estou me referindo a mudança de posição, de atitudes. 
No casamento não mudamos apenas quando olhamos para nós, mas a visão do outro provoca em nós mudanças que necessitamos. Ninguém pode ser bom somente olhando para si. É a visão do outro que nos faz mudar de atitude.
Esta mudança não é unilateral, e muito menos promovida por um ato de imposição. O cônjuge não deve mudar sozinho e nem deve ser obrigado a fazer isso. Esta mudança é recíproca e deve ser voluntária. Ela deve ser motivada pelo amor que um sente pelo outro. Enxergar o Cônjuge com os Olhos do Coração Produzirá Intimidade na Relação do Casal.
A intimidade do coração só acontece quando os segredos do coração e os mistérios da alma são percebidos pelo olhar. Se o nosso coração estiver cego para o que se passa dentro da alma do nosso cônjuge então não haverá intimidade.
É no dia-a-dia de um casamento onde se percebe as nuances e sutilezas da alma de um ser humano. Mas também é no casamento onde duas pessoas podem viver o contradição da existência, o de estearem sempre juntas fisicamente, mas sempre separadas emocionalmente.
Quando o meu cônjuge é alguém em quem eu ainda encontro absoluta abertura para partilhar os mais íntimos segredos então a intimidade conjugal está em um bom nível. Todavia, quando cada vez mais me distancio daquele\daquela com quem estou casado e não encontro abertura, estímulo e nem liberdade para falar do que se passa no meu coração, então não existe intimidade.
A intimidade no casamento somente será possível à medida em que os cônjuges entenderem sua relação conjugal na perspectiva de uma aliança, de um pacto. Toda aliança exige uma doação de ambas as partes. Quando ambos estão dispostos a doar e compartilhar, as dores, as aflições, as alegrias, os sonhos, os projetos, enfim, tudo quanto habita o íntimo, então a relação conjugal será uma aliança de intimidade.
Não é apenas se tornaram uma só carne, mas se tornara um só coração.
 Jesus, e disse: “quem tem olhos para ver veja”.
Vejam com os olhos do coração as carências, as dores, os sonhos, as dúvidas, os desejos, os afetos, os medos, os complexos, as amarguras, as cicatrizes emocionais daquele e daquela com quem você está casando.
Veja com os olhos do coração aquele a quem você vai ver todos os dias com os olhos físicos.

Êxodo 11:4-7
Disse mais Moisés: Assim o SENHOR tem dito: À meia noite eu sairei pelo meio do Egito;
E todo o primogênito na terra do Egito morrerá, desde o primogênito de Faraó, que haveria de assentar-se sobre o seu trono, até ao primogênito da serva que está detrás da mó, e todo o primogênito dos animais.
E haverá grande clamor em toda a terra do Egito, como nunca houve semelhante e nunca haverá;
Mas entre todos os filhos de Israel nem mesmo um cão moverá a sua língua, desde os homens até aos animais, para que saibais que o SENHOR fez diferença entre os egípcios e os israelitas.

 MORTE = morte espiritual, perdas emocionais:
Cristo veio para te dar vida e vida em abundancia.  Aquele que não cuida dos seus são piores do que os incrédulos e tem negado a fé. Não deixe seu familiar morrer espiritualmente. Não permita que a morte entre em seu lar.
As perdas emocionais são como a morte de uma pessoa. O divórcio, a inimizade, falta de amor são sintomas de perdas emocionais como se alguém morresse.
O matrimônio deteriora-se quando não se renova, quando se permite que entre nos trilhos da rotina.
Antes do casamento, a doçura, a delicadeza, o carinho, o perfume gostoso, o vestuário elegante, o cuidado com a aparência.
Depois do casamento as explosões de mau humor,  a insatisfação com o trabalho, o tédio, a falta de dinheiro
Ela  não se acanha em prender os cabelos  com uma meia-calça cortada e amarrada pelas pontas. À noite, ao invés de uma camisola sensual, usa uma velha camisa de malha, abusa do creme anti-rugas e com aquela máscara que a deixa irreconhecível, fica a espera de carinhos dele, não sem antes reclamar do terrível dia, do cansaço e do sono que a entorpece.
Ele, por sua vez, quando nos limites de seu "reino", além dos trajes assemelhados aos dela, quer desfrutar do seu tempo de folga com os amigos, num bar, tomando aquela "loira gelada", falando de futebol e de mulher, não a dele. Nos fins de semana, abandona o barbeador para repouso da pele, e nem percebe que sua barba fere o rosto dela, mesmo estando todo lambuzado de creme.
Não bastasse a desleixada aparência física para corroer o pacto de amor, ainda vem a falta de cortesia, o tratamento grosseiro, a impaciência e principalmente o desrespeito, que, em nome da intimidade, acaba por magoar a ambos, "anestesiando" profundamente o amor.
Este caminho levará certamente à morte do amor e ao fim da união.

SOLUÇÃO

Êxodo 12:21-23

Chamou, pois Moisés a todos os anciãos de Israel, e disse-lhes: Escolhei e tomai vós cordeiros para vossas famílias, e sacrificai a páscoa.
Então tomai um molho de hissopo, e molhai-o no sangue que estiver na bacia, e passai-o na verga da porta, e em ambas as ombreiras, do sangue que estiver na bacia; porém nenhum de vós saia da porta da sua casa até à manhã.
Porque o SENHOR passará para ferir aos egípcios, porém quando vir o sangue na verga da porta, e em ambas as ombreiras, o SENHOR passará aquela porta, e não deixará o destruidor entrar em vossas casas, para vos ferir.

Os casamentos de maior preenchimento são aqueles nos quais tanto o esposo quanto a esposa entregam o seu amor à guarda de Deus,
O amor não é suficiente para manter um casamento forte - só o poder de Deus pode fazer isso.
Assim como o sangue do cordeiro livrou o povo de Deus, Jesus morreu para abençoar e livrar nossas famílias. Esta foi a comunhão do povo para com Deus  portanto  para obter um Matrimonio feliz, você deve buscar uma relação íntima com o Senhor.
Somente o poder de Jesus trará vida a seu casamento se você viver a VIDA ABUNDANTE que Ele tem para nós: “


Nenhum comentário:

Postar um comentário